Pausa para almoçar. Agora, em bom.

À MESA COM

Andreia Calisto

Recebe-nos em casa - inundada pela tão característica luz de Lisboa, com uma vista maravilhosa para a ponte 25 de Abril - e, minutos depois, temos a certeza de que o espaço não poderia ser muito diferente. A luz, a serenidade e o bom gosto que esperávamos estão lá, acompanhados de um Alvim eufórico e com muita vontade de brincar.

Andreia Calisto, que há oito anos lançou o Glimmer Le Blonde, conta-nos tudo sobre o que é ter um blog em 2018 e o que é olhar para a alimentação de forma diferente a cada altura, mas sempre com o mesmo objetivo: evoluir.

Andreia divide-se entre três mundos, num equilíbrio nem sempre fácil de gerir: entre a vida profissional, a pessoal e o blog, o tempo nem sempre é suficiente para tudo o que quer atingir.

"No blog transparece a minha profissão, o meu gosto, a minha vontade de inspirar as pessoas que visitam. Tento, cada vez mais, partilhar estes três mundos que me envolvem com quem me segue."

O blog surgiu numa altura complicada, de mudanças e de muito trabalho. Andreia trabalhava numa agência de publicidade e estava a afirmar-me como webdesigner numa fase em que estavam a surgir os primeiros blogs. "Eu seguia a Chiara Ferragni e pouco mais. Quase não havia Instagram - em Portugal, ninguém tinha - e apesar de eu andar por lá só tinha 3 ou 4 amigos, da agência, para seguir."

Criou o blog para poder partilhar tudo aquilo que partilhava com as amigas não só com mais pessoas como de uma forma mais organizada e estruturada. 

"Sendo webdesigner, queria ter um espaço meu, com "pinta", com montagens giras... Cheguei a pensar em trabalhar em editorial, mas acabei por me virar para a publicidade, e isso talvez me tenha ajudado a decidir ter a minha própria plataforma. Criei o blog com o intuito de partilhar lifestyle, beleza, moda... de forma bonita, apelativa, inspiradora. Partilhar o meu mundo."

Só há pouco tempo é que se deu conta do impacto do seu blog. "Não me dei conta do crescimento e só muito recentemente é que comecei a pensar nisso dessa forma - com o reconhecimento das influenciadoras e com o crescimento do blog, percebi que afinal não só era o meu espaço especial como algo muito valorizado."


"Num dia normal acordo às 7 - sou uma morning person a 100%! Gosto de acordar cedo e fazer o meu pequeno-almoço, comer devagar, passear o Alvim... e depois, se tiver treino, vou treinar; se não tiver, vou para o trabalho. Quando não treino de manhã, treino à hora de almoço. Ao fim do dia, desfruto do meu tempo só para mim. De vez em quando tenho apresentações, mas na verdade cada vez mais valorizo o meu tempo e gosto de o aproveitar da melhor forma."


Respeita sempre a sua hora de almoço e almoça sempre o que preparou. “Sou seguida pela minha Personal Trainer, a Mafalda Antunes, e ela passa-me algumas receitas e dá-me guias para a minha alimentação estar alinhada com os meus treinos e potenciar os bons resultados. Por isso, levo sempre as minhas marmitas. Quando vou comer fora, sou cada vez mais criteriosa e analiso tudo ao detalhe - procuro comida boa, de qualidade e saudável - porque tenho um estilo de vida muito saudável. Cada vez gosto menos de comer fora e mais de cozinhar.”

Quando era miúda comia de tudo - os pais ensinaram-na a comer sopa, um dos pratos de que menos gostava, e incentivaram-na a descobrir coisas boas. Porque os seus avós sempre tiveram horta, era lá que se abasteciam dos legumes que comiam. Mas foi apenas há cerca de cinco ou seis anos que acordou para um estilo de vida mais saudável, passou a olhar mais para os rótulos e a ser mais criteriosa na escolha dos alimentos.


"Talvez por influência desta tendência que levou as pessoas a procurarem cada vez mais informação e a relacionar a sua saúde com o que comem, comecei a prestar mais atenção, a ser curiosa, a querer saber mais, a comprar livros de alimentação saudável e a fazer pequenas mudanças que me tornaram mais saudável. Deixei de beber leite não por ser intolerante à lactose mas porque passei a apreciar mais o sabor do leite de amêndoa. Evito produtos refinados e tudo o que seja muito processado não entra cá em casa, salvo excepções em festas ou afins. E desde que passei a ter acompanhamento profissional, não só perdi peso e volume, como tenho mais força, mais resistência, mais energia. Acima de tudo, sinto-me melhor."

Acredita piamente que, mais do que ser mais bonita por fora, o exercício físico e a alimentação devem trabalhar para garantir bem-estar e saúde. Sentir-se melhor, mais forte e mais confiante - em si, nas suas capacidades - é, sem dúvida, uma das melhores recompensas deste novo estilo de vida que tem vindo a adoptar. Especialmente porque nem sempre foi a mulher que é hoje.

"Na adolescência era uma pessoa muito insegura que queria muito ser aceite. Se pudesse falar com essa Andreia, gostava de dizer que não precisava de ter problemas com os comentários dos outros, com as piadas, com não ser aceite por um grupo. E gostava de, naquela altura, já ter mais confiança, acreditar mais em mim - a minha insegurança fez-me ser mais tímida, mais fechada. A adolescência é um processo complexo, mas faz parte e as nossas dores de crescimento permitem-nos evoluir."

 

EM DISCURSO DIRECTO

Podes não ter tempo para mais nada, mas não abdicas... "Do pequeno-almoço, adoro tomar o pequeno-almoço. Gosto mesmo de acordar cedo e fazer panquecas, tapiocas, ovos mexidos com abacate, tosta de abacate... É o meu momento. Houve uma altura em que experimentei até fazer jejum intermitente, mas o pequeno almoço é uma coisa tão boa, tão especial, que não quero abdicar disso."

Solução perfeita para almoçar em cinco minutos. "Acontece-me muitas vezes não me apetecer cozinhar à noite. Salada de atum com cebola, fruta, sementes tostadas... salva aqueles dias em que quero levar comida mas não quero perder muito tempo."

Uma receita ideal para fazer em 5 minutos ou menos. "Salada com alface, tomate cherry, sementes de abóbora salteadas, abacate, atum - se possível em água - orégãos, azeite e ovo cozido. Quando me apetece algo quente e yummy, pão torrado com pasta de abacate e ovos mexidos, bem cremosos, por cima."

Uma receita para dar as boas vindas ao verão? "Peixe grelhado! Descobri o bom peixe grelhado há pouco tempo e faz o meu verão."

Uma tendência a que não aderiste. "A dieta paleo, por exemplo. Ainda experimentei pelo seu potencial para baixar o colesterol, mas não funcionou comigo - sempre tive o colesterol alto sem grandes razões, e só recentemente é que percebi a razão. Descobri que tenho hipotiroidismo, o que faz com que as minhas hormonas andem completamente desreguladas e, no meu caso, tenha colesterol muito elevado. Não sigo nenhuma tendência, mas tento estar informada sobre todas para que possa incluir alguns dos melhores princípios na minha alimentação.”

O que é que nunca falta na despensa de casa? "Ovos, sou doida por ovos e como ovos todos os dias com muito prazer. Os meus pais têm galinhas e por isso tenho a sorte de ter acesso a ovos biológicos facilmente. Para além disso, a curcuma foi um dos ingredientes que passei a incluir nas minhas rotinas. É como um super alimento com imensos benefícios: é anti-inflamatória, ajuda a limpar excessos de gordura do corpo, ajuda a prevenir algumas doenças...”

Inspirações e referências? "A minha personal trainer,  a Mafalda. Com ela percebi efectivamente que os pratos têm de ser coloridos. Eu não comprava couve roxa, beterraba, cenoura... e passei a comer saladas super coloridas. Com ela passei também a provar outros sabores, a incluir frutas nas saladas, a fazer pequenas alterações que levam a grandes mudanças. E ela inspira-me imenso: ela treina, tem 4 filhas, foi mãe recentemente de gémeas, tem uma energia espectacular e um positivismo que eu nunca vi...”

O futuro da alimentação, em bom. "Já está a acontecer muita coisa boa, mas ainda há muito trabalho a fazer. As pessoas têm cada vez mais interesse e procuram cada vez mais informação, mas ainda se deixam enganar - e é preciso saber ler os rótulos. Também é importante que as grandes cadeias acompanhem isto - já estão a reagir e já é possível fazer compras saudáveis nas grandes superfícies, sem ter de passar em lojas de nicho, mas é essencial que este movimento continue a crescer. Finalmente, é importante perceber que nem tudo o que é bio é bom. O bio é uma das grandes tendências e das maiores preocupações, mas por si só não é suficiente."

Planos para o futuro? "Quero continuar com o que consegui até agora e incentivar quem está à minha volta a ser mais saudável - aprendi a gostar de cozinhar e sou sempre aquela pessoa do escritório com receitas novas ou estranhas, e gostava de contagiar cada vez mais pessoas. Sou muito fiel às minhas origens e por isso o blog continua a ser a minha plataforma de eleição - gosto muito do Instagram, mas parece-me demasiado imediato, efémero."

O que é que gostavas que te perguntassem mais vezes? "Gostava que as pessoas fossem mais curiosas sobre o meu estilo de vida: o que faço, o que como, o que treino, para além do que compro ou visto, por exemplo. Se têm interesse em conhecer-me a esse nível, óptimo, porque eu gosto de dar-me a conhecer. E gostava que as pessoas dessem mais a conhecer o seu estilo de vida, que esta partilha não fosse unilateral. É uma área que tenho vindo a explorar mais e em que quero investir - não porque está na moda ou é uma tendência, mas porque me sinto mesmo bem e porque é muito importante estarmos a par da nossa saúde e dos nossos problemas. Façam análises, controlem e questionem sintomas - às vezes uma mera queda de cabelo não é só uma queda de cabelo, e mais do que comprar um produto cosmético que ajude a resolvê-la é preciso ouvir o nosso corpo e tentar ir à raiz dos problemas.”




A Andreia partilha as suas inspirações, desejos e experiências no blog Glimmer Le Blonde e o seu dia a dia no Instagram.

SUN&VEGS

AGORA, EM BOM

Almoçar pode ser apenas mais uma pausa obrigatória a meio do dia ou um momento de partilha, descoberta, prazer. É por isso que convidamos quem nunca para de correr para se sentar, respirar e nos contar tudo - sobre si e sobre a comida que faz bem.

Este site usa cookies para recolher informações que ajudarão a optimizar a tua visita. Consulta as informações sobre o uso de cookies na nossa Política de cookies. Ao continuar a usar o nosso site, aceitarás a nossa política de cookies. ACEITO