Feito à Mão. Agora, em bom.

MARCAS À MÃO

One of Us

A história da One of Us é uma história de família - de Inês, Fransciso e das crianças que seriam o mote mas também uma das razões mais fortes para esta aventura.

É uma história de consciência e consciencialização, de querer deixar o Mundo melhor do que se encontrou e de trabalhar para provar que cada pequeno esforço, cada pequeno gesto, tem um pequeno impacto - e que muitos pequenos impactos podem, de facto, mudar tudo.

Hoje contamos a história de uma marca de e para transformadores. A história da One of Us.

"Encontra a tua própria voz. Liga-te à natureza. És parte dela. Conhece os teus alimentos e sê saudável. O teu corpo não tem limites. Liberta-o. Acredita em ti e confia nos teus instintos."

Tudo começa com Inês e Francisco. Ela estudou e trabalhou em Moda, em Londres, cidade para onde se mudou aos 18 anos. Ele era Director Criativo em agências de Publicidade a tempo inteiro há 15 anos. Ambos estavam prestes a ser pais e a questionarem-se sobre a que se quereriam dedicar a seguir. Não sabiam bem o que iriam fazer mas sabiam que, entre ambos, tinham algumas skills  que não deviam ignorar e tinham um problema para resolver: as roupas de criança de que gostavam, que queriam que o seu filho vestisse, ou estavam demasiado longe ou eram difíceis de conseguir.

É assim que, em Maio de 2017, nasce a One of Us, depois de um ano intenso de preparativos e esboços e do nascimento do Martim.

A génese são as aguarelas que Francisco pinta e que Inês transforma em padrões e peças de vestuário para criança - o objetivo nunca foi lançar apenas mais uma marca virada para o público infantil mas antes começar um movimento, algo que reflectisse os seus valores, a sua visão, e aquilo que queriam deixar para os seus filhos.

A Inês e Francisco juntou-se Constança, a "Miss Excel" como carinhosamente lhe chamam, e tudo acabou por se materializar com a naturalidade de quem procura criar uma comunidade - construíndo sinergias, aproveitando momentos, procurando peças chave.


"Gostamos de os ver em espaços livres, sujos, confortáveis, a brincarem com a Natureza."

A grande diferença entre a One of Us e todas as outras que já existem no mercado está em fazerem as aguarelas à mão e na forma como é pensada toda a linha de comunicação da One of Us. "A marca tem um propósito, mais do que vender roupa, tem uma missão. Queremos vender um lifestyle, um mindset para miúdos ligados, que possam vir a transformar este mundo, e que são mais facilmente influenciáveis."

Em cada coleção tentam que exista uma história de transformação, criada a partir de um tema, e da qual resulta um manifesto. A primeira, "Green Rascals", foi o lançamento da comunidade - como gostavam que as crianças do futuro fossem. A deste ano, "The Tree of Life & the Four Elements" está ligada às florestas - à  Amazónia enquanto pulmão do planeta, e é quase a sua  resposta aos cenários terríveis que o verão do último ano nos deixou na memória.

Trabalham também para garantir que o ciclo de vida do produto é o mais circular possível - neste momento apoiam a Crescer Ser, uma associação para crianças em risco, e está nos planos manter estas parcerias para dar e receber, acrescentar ao mundo e à vida das pessoas, sempre numa óptica de pensar globalmente e agir localmente.
 

"Todos os pais adoram os filhos mas há esta falta de visão sobre o futuro. Tudo o que estamos a fazer neste momento é da nossa responsabilidade - é o que lhes vamos deixar. Nós fazemos a nossa parte, estamos em conformidade com os nossos valores e acreditamos que todos estes clusters de pessoas que estão a querer mudar coisas vão juntar-se e criar outras oportunidades de alterações sobre como funcionamos em sociedade."

Trabalham com fábricas de confeção pequeninas, que empregam 10 pessoas ou menos, e que garantam que cada peça é única - nestes ateliers o trabalho é manual, as malhas são cortadas à mão e têm o cunho de cada costureira que lhes tocam. Em cada encomenda segue um manifesto e um badge One of Us para tentar criar esta comunidade, envolver as pessoas, "criar uma nação de crianças transformadoras. Se as pessoas têm os mesmos valores que nós, fazem parte de algo maior que está a tentar mudar o mundo."


Um dos valores pelos quais se regem é o slow fashion - é também por isso que, ao fim de um ano, estão agora a lançar a segunda coleção. "Queremos crescer de forma sustentável e não nos submetermos ao calendário da moda."  É também por isso que, apesar de terem consciência do que o mercado faz e do que as pessoas procuram, não seguem tendências.
 

“Se acreditamos que somos agentes de mudança, temos de nos juntar para mudar comportamentos e para estimular a procura. Eu, sozinho, sou um voto de consumo – tudo o que faço no meu dia é responsabilidade minha e tem impacto na minha comunidade.”

Sobre as dificuldades que encontraram com a One of Us, a falta de tempo e a gestão da produção são as mais difíceis - até hoje tentaram fazer tudo sozinhos, mas provavelmente necessitarão de um intermediário para aliviar picos de stress desnecessários. O melhor é, sem dúvida, a parte criativa: a mensagem, as sinergias, os photoshoots, as produções. "A maioria das marcas concorrentes quiseram partilhar contactos, pensar em parcerias."

Entre as suas influências e inspirações, a Austrália e a Califórnia são os grandes destaques. E, claro, pessoas que tenham este estilo de vida, de “freaks urbanos”- de quem gosta de vida no campo, na selva, na praia, mas que também gosta de comer à mesa, sabe vestir-se para uma festa, sabe adaptar-se ao seu contexto.

Para o futuro, o crescimento a nível internacional é uma prioridade. Têm muitos clientes cá, mas também no UK e França, e querem trabalhar mais mercados lá fora. Querem tornar-se autossuficientes, ter mais feitos e implementar mais coisas enquanto One of Us - o sonho é terem uma escola onde reúnam todos estes princípios e a sua visão.

O que falta ao mundo para ser mais One of Us? Transparência, união, amor. Juntos somos muito mais fortes do que aquilo que achamos.




A One of Us vende online no seu site.

SUN&VEGS

AGORA, EM BOM

Fazer à mão é importante - fazê-lo bem é essencial. Cada pormenor, cada detalhe, cada nuance de um objeto, de um produto, de um prato preparado à mão é único e carregado de histórias. É por isso que as Fresco&Frasco Sun&Vegs são feitas assim. E é por isso que procuramos outras marcas que produzem da mesma forma. Agora, em bom.

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